Parte do plano regional de turismo do Circuito Litoral Norte, que está estruturando, capacitando e desenvolvendo o produto integrado para qualificação do destino nessa retomada da promoção turística, a formatação de roteiros turísticos regionais deu mais um passo nesta semana.

Isso porque, nesta quinta-feira (14), Ilhabela sediou a 2ª etapa do Workshop realizado pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo em parceria com o Sebrae. Com foco em captar mais agências e dar continuação ao desenvolvimento dos roteiros regionais, o evento presencial contou com a participação de cerca de 40 profissionais que atuam nos segmentos de turismo ecológico, náutico, ecoturismo, mergulho, turismo de base comunitária, preservação ambiental, arte e cultura nas cinco cidades integrantes do consórcio – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

"Esse segundo evento vem ao encontro do grande objetivo, que é juntos, construirmos roteiros regionais no litoral. Esses roteiros validados apoiarão ainda mais o Litoral Norte na retomada do turismo, aumentando permanência e ticket médio dos turistas. Ganham as cidades. Ganha o Litoral Norte, e ganham, em especial, os empreendedores locais", afirma o gerente do Sebrae no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Jardel José Busarello.


O workshop teve abertura oficial realizada pela secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Luciane Leite, e contou com a participação de Ricardo Cretella, presidente do Comtur de Ilhabela, Eduardo Ilario e Lívia Torres, do Sebrae, Ana Carolina, da Secretaria de Turismo de São Sebastião e Filipe Toni, diretor de Turismo de Bertioga, entre outros.

“Turismo é atividade econômica, além de recursos naturais e culturais, é necessário investimentos em atrativos e serviços. A atuação do empresariado na criação de roteiros, agregando valor a recursos turísticos para transformar em produtos, formatar e colocar na prateleira é fundamental. Muito se fala no turismo doméstico neste momento de retomada econômica, mas o Litoral Norte de São Paulo tem um grande potencial para receber ainda mais turistas estrangeiros, precisamos estar preparados para voltar a receber também este público num futuro próximo”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite.


A programação incluiu exposição de conteúdo sobre roteiros e sua estruturação, assim como os próximos passos para consolidar o projeto de regionalização e roteirização do Litoral Norte de São Paulo.

“O evento tem grande importância por ser mais um passo, mais uma etapa, para a concretização desse projeto. O turismo regional tem grande importância para nós e o Comtur de Ilhabela contribui e apoia os projetos. Temos certeza que em breve estaremos colhendo os frutos”, acrescenta o presidente do Comtur da cidade, Ricardo Cretella.

Entre as atividades do workshop, destacou-se também a capacitação online com as operadoras parceiras Flytour, Decolar, TUI e Urben focada em gerar negócios diretos com os fornecedores locais.

Primeira etapa aconteceu em São Sebastião

O inicio do projeto se deu no primeiro evento presencial realizado pelo Circuito Litoral Norte este ano, que ocorreu em São Sebastião, em agosto. Na ocasião, agentes de receptivo e representantes das secretarias de turismo municipais das cinco cidades participaram da capacitação.


Além disso, o encontro contou com apresentação da empresa Civitatis, companhia espanhola líder em distribuição online de atividades, excursões e visitas guiadas em espanhol e português nos principais destinos turísticos do mundo. A empresa conta com mais de 10 milhões de clientes e mais de 58 mil atividades pelo mundo e está buscando fornecedores no Litoral Norte de São Paulo para ampliar suas opções de roteiros na região.

Finalização ocorre em novembro

A última etapa do Workshop de Regionalização está prevista para ocorrer no próximo mês de novembro em Bertioga, onde a operação dos roteiros será fechada com as tematizações, operação com traslados e precificação hoteleira, formatando o produto final para lançamento. Nesse evento final, o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus, estará presente para consolidar a importância da integração regional.

Segundo ele, o workshop é uma iniciativa importante para apoiar o trade turístico e promover a integração dos municípios. “A regionalização do turismo é uma tendência no Brasil e no mundo. O olhar voltado para a região e não mais para o município de forma individualizada, torna o destino turístico mais atrativo, qualificado e competitivo. Com isso, aumentamos o tempo de permanência e o ticket médio dos visitantes, promovendo um ciclo virtuoso do turismo na região, que impulsiona a economia e a geração de emprego”, completa o presidente.